ORTODONTIA

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS ALÉM DA ESTÉTICA?

 

 

O QUE É ORTODONTIA?

Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige o posicionamento dos dentes.

 

O QUE É ORTOPEDIA FACIAL?

É o segmento da ortodontia que trata o crescimento desarmônico dos óssos da face, isto é, faz a correção ainda na fase de crescimento. Trata também os problemas da musculatura facial. Evita a necessidade de cirurgia ou extrações dentárias no futuro.

 

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente dificultam a higienização, podem sofrer fraturas e desgastes inadequados que comprometem a saúde bucal, levando à perdas precoces, além do aumento da incidência de cáries e problemas estéticos.  Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação que pode causar dores de cabeça, distúrbios da articulação (ATM) e dores na região do pescoço, ombros e costas.

Dentes mal posicionados nas crianças também interferem na respiração e na fala.

 

PORQUE É IMPORTANTE TER UM BELO SORRISO?

Um sorriso bonito aumenta a segurança e a auto-estima. Dentes alinhados facilitam a limpeza, auxiliando na prevenção de cáries, mau hálito, gengivites e distúrbios da ATM.

Veja alguns exemplos de tratamentos ortodônticos:

Antes                        Depois

 


Antes                        Depois

 

 


Antes              Durante          Depois

 

 

Antes             Durante          Depois

 

ORTODONTIA CORRETIVA E PREVENTIVA

A IDADE CERTA

Não existe idade certa ou idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista. Entretanto recomenda-se que aos 4 ou 5 anos de idade faça-se a primeira consulta para avaliação do bom desenvolvimento dentário e do crescimento facial. Nesta avaliação será determinado, quando necessário, a melhor época para o início do tratamento. Na prática, se a criança apresenta uma alteração óssea aos 5 anos ela já aceita bem o tratamento, seja com aparelho móvel, ou com procedimentos clínicos mais simples.

Crianças:

Essa é a fase onde são detectados problemas como:

Mordida cruzada, mordida aberta, desarmonia do crescimento dos maxilares e falta de espaço para os dentes permanentes. Alguns destes problemas, dependendo da severidade, devem ser tratados assim que diagnosticados, outras vezes, deve-se aguardar a troca completa da dentição.

Adolescentes:

Nesta fase geralmente se começa o tratamento ortodôntico corretivo (aparelho fixo – bráquetes). Uma vez que os dentes de leite foram trocados e os permanentes estão nascendo, o tratamento pode ser realizado. A idade exata varia, mas a maioria das crianças é entre 10 e 12 anos de idade.

Adultos:

Com as novas técnicas, e o advento de aparelhos transparentes e invisíveis, cada vez mais os adultos estão recorrendo à ortodontia, procurando melhorar sua aparência, corrigindo dentes tortos e desalinhados, com espaços, etc.

Nunca é tarde para se começar um tratamento ortodôntico. Muitos não tiveram a oportunidade de corrigir seus dentes quando adolescentes, e agora estão prontos para o tratamento.

 

COMO SABER SE PRECISO DE UM ORTODONTISTA?

Apenas o dentista ou ortodontista poderá avaliar se você pode se beneficiar com o tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, exame clínico, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais, o profissional poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

COMO FUNCIONA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO EFICAZ?

Existem diversos tipos de aparelhos, fixos e móveis que são utilizados para movimentar os dentes e alterar o crescimento da face. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

QUANTO TEMPO LEVA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

É difícil prever o tempo exato de um tratamento ortodôntico, pois depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS ALÉM DA ESTÉTICA?

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o tratamento também evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporo-mandibular (ATM).

O TRATAMENTO:

Oferecemos diversos tratamentos ortodônticos, incluindo os tradicionais aparelhos fixos e móveis e os estéticos (de porcelana), os invisíveis (Invisalign e Lingual). Existem várias alternativas e cada caso é personalizado. Conheça os principais tipos de aparelhos.

APARELHO METÁLICO:

Com excelente relação custo-benefício, este é o aparelho mais usado e até preferido pelos adolescentes, pois pode significar um diferencial entre eles e até mesmo agregar valores, além das famosas “borrachinhas coloridas”.

 

FIXO COM TÉCNICA LINGUAL:

Semelhante ao metálico, mas neste caso os bráquetes são colados na face interna dos dentes, e por isso ficam invisíveis. O formato é diferente do tradicional para evitar machucar a língua. O aparelho fica completamente invisível.

 

APARELHO CERÂMICO:

Igual ao metálico, porém esteticamente mais agradável. Este aparelho é confeccionado imitando a cor natural dos dentes. Pode ser usado por quase todas as pessoas e especialmente indicado para quem não pode prejudicar a aparência.

APARELHO INVISÍVEL:  INVISALIGN

O sistema Invisalign é o que há de mais moderno e tecnológico no tratamento ortodôntico. Planejado passo a passo em computador, torna o tratamento mais confortável, pois não utiliza bráquetes, e sim “placas” removíveis, transparentes, muito finas, chamadas “alinhadores”.  Invisalign é recomendado para pessoas que sempre desejaram corrigir os dentes e não o fizeram por sentirem-se incomodadas com a utilização de acessórios fixos, metálicos ou cerâmicos.  Também atende àquelas pessoas que, por motivos pessoais ou profissionais, não podem alterar sua imagem com o uso de bráquetes. Outra vantagem é não interferir na higienização e na alimentação, por ser removível.

REMOVÍVEL

Feito com base acrílica, tem fios de aço modelados de acordo com o problema apresentado. Pode ser indicado para crianças e para alguns casos de adultos. Utilizados principalmente para tratamentos ortopédicos (correção dos problemas dos maxilares e de hábitos).